Entenda o que são "Carências" dos planos de saúde
- IVAN GOUVEIA
- 2 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Para colocar um fim nas dúvidas com relação as Carências nos planos de saúde, preparamos esse artigo.

Os planos de saúde são uma opção para aqueles que buscam acesso a serviços de saúde com mais facilidade e rapidez. No Brasil, existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço, com uma grande variedade de coberturas e preços.
No entanto, muitas pessoas que contratam planos de saúde acabam se deparando com a frustração de não conseguir utilizar os serviços que pagam mensalmente. Isso acontece porque alguns planos de saúde possuem carências, que são períodos em que o beneficiário não pode utilizar determinados serviços.
As carências são definidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e podem variar de acordo com o tipo de serviço e o plano contratado. Por exemplo, é comum que os planos de saúde tenham uma carência de 180 dias para cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que não são de urgência ou emergência. Já para consultas e exames simples, a carência pode ser de apenas 30 dias.
As carências são importantes para garantir a sustentabilidade do sistema de saúde suplementar e evitar que pessoas contratem o plano apenas para utilizar serviços específicos e depois o cancelem. No entanto, muitas vezes elas são utilizadas de forma abusiva pelas empresas de planos de saúde, que dificultam o acesso aos serviços para economizar dinheiro
Além disso, alguns planos de saúde podem ter carências excessivamente longas, o que pode prejudicar o beneficiário em casos de urgência ou emergência. Por exemplo, se uma pessoa contrata um plano de saúde que possui uma carência de 90 dias para internações, ela pode ficar desprotegida caso necessite de uma internação nos primeiros meses de contrato.
Outra questão que pode afetar a utilização dos planos de saúde é a exclusão de cobertura para determinados procedimentos ou doenças. Isso significa que o beneficiário pode ter que pagar do próprio bolso por serviços que acreditava estar cobertos pelo plano.
Portanto, é importante que as pessoas que estão buscando um plano de saúde pesquisem bem antes de contratar, verificando as carências, coberturas e reputação da empresa. Além disso, é fundamental que a ANS exerça sua função regulatória de forma efetiva, garantindo que as empresas cumpram suas obrigações e ofereçam serviços de qualidade aos beneficiários.
Comments